quarta-feira, 15 de abril de 2009

Introdução

É o terceiro maior continente da Terra, ficando apenas atrás da Ásia e das Américas. Junto com as ilhas adjacentes, ocupa cerca de 30 milhões de km2, cobrindo 20,3% da área total da terra firme do planeta. É também o segundo continente mais populoso da Terra, ficando apenas atrás da Ásia. Possui mais de 800 milhões de habitantes em 54 países, representando cerca de um sétimo da população do mundo. Os países da África que têm o português como língua oficial são: Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe.

Localização da África no mapa-múndi :
Países e Capitais
Dos 54 países independentes que a África possui, 48 são continentais e 6 são ilhas.

Países Continentais

África do Sul (Cidade do Cabo)
Angola (Luanda)
Argélia (Argel)
Benin (Porto Novo)
Botsuana (Gaborone)
Burquina Fasso (Uagadugu)
Burundi (Bujumbura)
Camarões (Iaundê)
Chade (Ndjamena)
Congo, ex-Zaire (Kinshasa)
Congo, República (Brazzaville)
Costa do Marfim (Abidjan)
Djibuti (Djibouti)
Egito (Cairo)
Eritréia (Asmará)
Etiópia (Addis Abeba)
Gabão (Libreville)
Gâmbia (Banjul)
Gana (Acra)
Guiné (Conacri)
Guiné-Bissau (Bissau)
Guiné Equatorial (Malabo)
Lesoto (Maseru)
Libéria (Monróvia)
Líbia (Trípoli)
Malauí (Lilongüe)
Mali (Bamaco)
Marrocos (Rabá)

Mauritânia (Nuakchott)
Moçambique (Maputo)
Namíbia (Windhoek)
Níger (Niamei)
Nigéria (Abuja)
Quênia (Nairóbi)
República Centro-Africana (Bangui)
Ruanda (Kigali)
Saara Ocidental (El Aaiún)
Senegal (Dacar)
Serra Leoa (Freetown)
Somália (Mogadíscio)
Suazilândia (Lobamba)
Sudão (Cartum)
Tanzânia (Dodoma)
Togo (Lomé)
Tunísia (Túnis)
Uganda (Campala)
Zâmbia (Lusaka)
Zimbábue (Harare)

Países Insulares

Ilha de Madagascar (Antananarivo)
Ilhas de Cabo Verde (Cidade de Praia)
Ilhas de Comores (Moroni)
Ilhas Maurício (Port Louis)
Ilhas São Tomé e Príncipe (São Tomé)
Ilhas Seychelles (Vitória)

Animais Selvagens

A África é bem conhecida pela sua vida selvagem . Existem cerca de 45 espécies de primatas, incluindo os chimpanzés e gorilas. São mais de 60 espécies de predadores carnívoros como os leões, chitas, leopardos, hienas, cães selvagens, raposas, chacais e outros. Esses animais são vitais para a manutenção do equilíbrio ecológico das áreas em que habitam. Muitas espécies de herbívoros, aves, peixes, répteis e vários outros animais compõem o rico ecossistema africano.

Nas Reservas Nacionais é permitida a moradia dos humanos, portanto são lugares onde as pessoas convivem com a vida selvagem todos os dias; gente que forma tribos locais em diversos países do Continente Africano.



Kuduro

O kuduro surgiu primeiro como um género de dança e com o passar do tempo evoluiu para um género musical. Musicalmente, foi um estilo iniciado por Tony Amado, quando conviveu com DJs de Ragga nos Estados Unidos da América.

Muito provavelmente o nome Ku-Duru vem também do quimbundo, ou ainda como o nome mesmo já supõe cú-duro, bunda-dura, até mesmo pelo próprio estilo da dança em que se tem o quadril duro.

O ritmo é semelhante à do Afro Zouk, mas num andamento intermédio.

As letras caracterizam-se pela sua simplicidade e humor. São geralmente escritas em português, e muitas vezes com algum vocabulário de línguas angolanas (por exemplo, quimbundo), tal como Da Dombolo (Dj SL), ou Salalê (Dog Murras).

Os principais musicos de Kuduro são: MC Érica Freitas, Helder, o Rei do Kuduro, MC Sandro, Mc Lucas, DJ Manya, DJ Garito da Província da Huíla, DJ SL, Daviz, Dog Murras, Tony Amado,Os Besta-Fera, DJ Nike, DJ João Reis, DJ Beleza, DJ Joca Moreno, DJ Malvado, DJ Amorim, Os Magnata do Kuduro, Se-Mal, Se-Bem, DJ Paulo Jorge, DJ Baby T, Dj revolution, Dj znobia, Bruno M, Puto Prata, Os Lambas, Familia kalunga, Os F4, De Faya, Bad Nier, Baga Fox, Jay-z Pi, Buraka Som Sistema, Makongo e outros como o Bigão, Os P.O.

Copa do Mundo de 2010


A votação para a primeira Copa do Mundo na África foi o resultado natural da perda da África do Sul da sede da Copa anterior, para a Alemanha. A Copa do Mundo de 2010, a primeira na África, será o maior evento esportivo em um continente que nunca sediou as Olimpíadas. A decisão tomada pela FIFA em maio de 2004 estabeleceu na Suíça que a África do Sul será a sede da Copa de 2010.

A África do Sul, como anfitriã, será a única seleção pré-classificada entre os trinta e dois países que participarão da Copa de 2010, já que pela nova regra o campeão da Copa anterior não garante vaga automática para o Mundial.

A África do Sul foi escolhida devido a sua infra-estrutura, apesar de não ser uma potência nas edições anteriores em que participou (1998 e 2002), sendo eliminada na primeira fase em ambas as edições. Apesar disso, a seleção sul-africana venceu a Copa Africana de 1996.

Os times africanos vêm ganhando destaque nas últimas edições do Mundial. Dentre os feitos mais destacáveis podemos listar as participações inesquecíveis de Camarões em 1990, Nigéria em 1994, Senegal em 2002 e de Gana em 2006. Isso deu novas olhares ao continente, trazendo como resultado a realização da sua primeira Copa do Mundo de Futebol.



( Esse será o mascote da Copa Do Mundo de 2010. )



terça-feira, 14 de abril de 2009

História


A África tem como característica a diversidade cultural e sua História está bastante ligada à História do Brasil. Os africanos, que foram trazidos para nosso país como escravos, entre os séculos XVI e XIX, enriqueceram a cultura brasileira com seus costumes, rituais religiosos, culinária, danças etc. Somente no século XIX, com o movimento abolicionista, os negros ganharam a liberdade com a assinatura da Lei Áurea (1888).


O continente africano é um território banhado pelo Oceano Atlântico, pelo Mar Mediterrâneo e pelo Oceano Índico, onde provavelmente surgiram os primeiros seres humanos. Os mais antigos fósseis de hominídeos foram encontrados na África e têm cerca de cinco milhões de anos. Esse tipo de hominídeo, que habitava o sul e o leste da África, há cerca de 1,5 milhão de anos evoluiu para formas mais avançadas: o Homo habilis e o Homo erectus. O primeiro homem africano, o Homo sapiens, data de mais de 200.000 anos.
O Egito foi provavelmente o primeiro estado a constituir-se na África, há cerca de 5000 anos, mas muitos outros reinos ou cidades-estado foram sucedendo-se neste continente, ao longo dos séculos. Além disso, a África foi, desde a antiguidade, procurada por povos de outros continentes, que buscavam as suas riquezas como sal e ouro. A atual divisão territorial da África, no entanto, é muito recente – de meados do século XX – e resultou da descolonização européia.
No fim da década de 70, quase toda a África havia se tornado independente. Os jovens Estados africanos enfrentam vários problemas básicos, como o desenvolvimento econômico, o neocolonialismo e a incapacidade de se fazerem ouvir nos assuntos internacionais. A maioria dos Estados africanos é considerada parte do Terceiro Mundo.

segunda-feira, 13 de abril de 2009

Subdivisões

A África subdivide-se em duas principais regiões:

  • Norte de África: região ao norte do Deserto do Saara.
  • África subsaariana: região a sul do Deserto do Saara.

Os países africanos podem ser divididos da seguinte forma:

África Meridional

África do Sul
Angola
Botsuana
Comores
Lesoto
Madagáscar
Malawi
Maurícia
Moçambique
Namíbia
Suazilândia
Zâmbia
Zimbabwe


África Ocidental
Benin
Burkina Fasso
Cabo Verde
Camarões
Costa do Marfim
Gabão
Gâmbia
Gana
Guiné
Guiné-Bissau
Guiné Equatorial
Libéria
Mali
Mauritânia
Níger
Nigéria
Senegal
Serra Leoa
São Tomé e Príncipe
Togo


África Central
República Centro-Africana
República Democrática do Congo
Chade
Congo

África Setentrional
Argélia
Egito
Líbia
Marrocos
Saara Ocidental
Sudão
Tunísia

África Oriental
Burundi
Djibouti
Eritreia
Etiópia
Quénia
Ruanda
Seychelles
Somália
Tanzânia
Uganda